27 DE MARÇO É DIA DO CIRCO! ????

O Dia do Circo é uma data comemorativa celebrada em nosso país como forma de homenagear a arte circense, uma arte bastante tradicional em nosso país e que se estabeleceu aqui no século XIX. Essa data se consolidou como uma homenagem a Abelardo Pinto, homem que ficou conhecido por sua trajetória como o palhaço Piolin. Ele viveu o auge de sua carreira durante a década de 1920.

O circo moderno, da forma como conhecemos, estabeleceu-se na Inglaterra, em meados do século XVIII. O responsável por isso foi um ex-militar chamado Philip Astley, que inaugurou um centro que fazia exibições equestres que continham apresentações com acrobacias e malabaristas. O centro criado por Astley ficava em Londres e se chamava Royal Amphitheatre of Arts.

Apesar disso, é importante mencionarmos que a realização de artes circenses, que fazem parte de um espetáculo e visam ao entretenimento do espectador, é uma prática que remonta à Antiguidade, e povos como os gregos já possuíam ações do tipo. Um centro para apresentações do tipo só foi criado na Roma Antiga.

Esse local era conhecido como Circus Maximus e nele ocorriam corridas de cavalos, assim como apresentações de caçada de animais, lutas de gladiadores, etc. Com a desagregação do Império Romano no século V, esses locais de apresentação teriam desaparecido.

Fonte: Mundo da Educação / Uol