PREFEITURA DE ITAPACI FAZ PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CIDADE DURANTE ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS LOCAIS

A Prefeitura de Itapaci realizou nesta terça-feira (10), um encontro com empresários itapacinos, com o objetivo de mostrar, todas as ações executadas ao longo do mandato. O encontro foi realizado no plenário Valtorízio Vaz Morgado, na Câmara de Vereadores da cidade e contou com a participação da secretária de Controle Interno Renata Leandro e do Assessor em Contabilidade, Anderson Gonçalves, para apresentação das ações, através de gráficos e números.

Presentes, o prefeito Mário Salles; 1ª dama e secretária de Assistência Social, Regina Salles; presidente da Câmara Municipal, José Carlos; vereadores Antônio Mendes, Ronaldo Paixão e Paulo Sérgio; presidente da Acomita/CDL, Aparício Jorge, dentre outros.

A prestação de contas faz parte dos procedimentos legais, da Prefeitura Municipal, referentes aos recursos recebidos, onde os mesmos foram gastos e os percentuais aplicados. A secretária de Controle Interno Renata Leandro, fez uma explanação da administração, através de gráficos e números mostrando a origem do endividamento e a evolução desses números. Por sua vez, o prefeito Mário Salles, apresentou as ações e os investimentos realizados durante sua gestão neste mandato nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social , Transporte e Obras.

O Prefeito de Itapaci Mário Salles falou sobre os avanços do município.

De acordo com o assessor de contabilidade Anderson Gonçalves, a maior parte dos recursos foi aplicada na área da Saúde, bem acima do que determina a lei, que é de 15% dos recursos arrecadados; para a pasta da Educação também foram aplicados mais do que os 20% determinados pela Constituição. “ Com folha de pagamento, embora a lei autorize um gasto com pessoal de até 54% do total orçamentário, ficamos também abaixo desse índice. Isso demonstra que o Executivo tem apresentado preocupação com a boa administração dos recursos públicos, cumprindo todas as determinações legais”, pontuou ele.

Afirmou ainda que a documentação é bastante detalhada e extensa, mas caso qualquer cidadão queira obter melhores informações sobre os valores movimentados e aplicados pela Prefeitura Municipal, pode procurar a Controladoria ou mesmo do Departamento de Contabilidade, durante o horário de atendimento da Prefeitura, e requerer os dados.

A apresentação teve como objetivo prestar contas à sociedade e aos empresários locais. “O gestor tem a responsabilidade de destinar o recurso para suprir as necessidades da população naquilo que é possível e, ao final, prestar contas de tudo”, explicou o técnico de contabilidade da Prefeitura.

O Prefeito Mário Salles destacou a importância dessa prestação de contas para a população, “Nossa gestão tem o compromisso da transparência. Nosso objetivo maior é investir o dinheiro do povo sempre em benefício do povo, com responsabilidade”, disse na ocasião.

Itapaci 11 de setembro de 2019